CANDIDATURA 
A PENSÃO aceita candidaturas de autores que possam desenvolver o seu trabalho no período de 3 a 6 meses em qualquer parte do mundo, com total dedicação, organização autónoma e supervisão de uma equipa curatorial. 

Numa primeira fase, os candidatos devem apresentar uma proposta do projecto através do respectivo formulário de candidatura. A tua candidatura será avaliada pela equipa de mediação, sendo posteriormente comunicada a decisão de aprovação ou não aprovação, no prazo máximo de 20 dias úteis. Em alguns casos, a equipa de mediação poderá solicitar esclarecimentos adicionais ou pequenas melhorias à candidatura antes da decisão final. Quando aplicável, esse pedido será comunicado por e-mail.

Aceitamos candidaturas individuais, duos ou colectivas. Os residentes podem propor um ou mais colaboradores externos ao DELLI e à Universidade Lusófona, desde que pelo menos um seja interno ou que a equipa de curadoria tenha um membro interno.

Os candidatos podem propor como curadores designers, artistas, professores ou investigadores, internos e externos à escola, e instituições educativas e culturais, nacionais e internacionais, como universidades, unidades de investigação, escolas de arte e design, museus, galerias, ateliers artísticos, de design e arquitectura, bibliotecas, projectos editoriais, projectos independentes e espaços recreativos. 

No momento da pré-candidatura em que disciplina/área devo candidatar-me?

Na folha de candidatura podes escolher entre uma ou mais das seguintes disciplinas/áreas:

Design (gráfico/industrial/espaço/moda)
Desenho/Pintura
Escultura/Instalação
Fotografia
Performance
Vídeo/Filme/Som
Digital/Programação

A divisão em disciplinas serve apenas como ferramenta para a equipa de mediação e admissão processar a candidatura. O candidato é livre de trabalhar várias disciplinas em simultâneo. 
Os projectos podem enquadrar-se nas áreas das artes visuais, design, fotografia, cinema, música e artes sonoras, artes performativas, artes da escrita, instalação, escultura, arquitectura e espaço. 

As propostas podem ser materializadas com diferentes técnicas e formatos, analógicos e digitais, em projectos gráficos, ensaios visuais, sonoros, cinematográficos e performativos, ensaios escritos e textos de investigação, e apresentadas em espaços expositivos e/ou através de registos escritos, fotográficos, vídeo ou programação.


Formulário de candidatura


Quando posso candidatar-me?
As candidaturas podem ser submetidas em qualquer altura do ano.

Quando podem iniciar-se os projetos?
Os projetos podem iniciar-se em dois períodos distintos ao longo do ano académico: Setembro a Dezembro ou Fevereiro a Abril. Os candidatos selecionados serão integrados no semestre correspondente, de acordo com a disponibilidade e o plano de residência proposto.

Qual o número máximo de residentes por ano?
O programa acolhe anualmente até 4 residentes, distribuídos entre 1 a 2 por semestre.

Quais os aspectos financeiros da residência?O programa PENSÃO é totalmente gratuito. 

O material utilizado nos projectos é adquirido e pago pelos artistas/ designers residentes, incluindo os materiais de impressão usados nas oficinas da escola.
Os artistas residentes devem procurar constituir uma equipa curatorial que os ajude a conseguir apoio técnico e/ou financeiro, parcial ou total, junto de instituições educativas e culturais, espaços recreativos, assim como bolsas e apoios a projectos artísticos, públicos ou privados. A equipa curatorial pode ser ou ter como membro uma instituição que possa assegurar de alguma forma este apoio técnico ou financeiro. A equipa de mediação da PENSÃO dará o apoio necessário para facilitar o contacto entre os artistas, curadores e instituições propostas, usufruindo do reconhecimento e prestígio da Universidade Lusófona no meio académico e cultural.  
Universidade Lusófona
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa

pensao.delli@ulusofona.pt
pensao-delli.pt